19 de mai. de 2010

SER ESCOTEIRO

Imagine que você está andando tranqüilamente na rua e, de repente, é atropelado por um bando de gente vestida de pijamas, smurfs, guardinhas de trânsito ou como preferir.
Todos ostentando um lenço colorido no pescoço e uma série de brochinhos. Eles pedem desculpas e saem tropeçando, correndo atrás de algo que você não sabe bem o que é. Você pensa: "ora, são Escoteiros! Como são bonitinhos e educados!"...Mas, espere!! Será que você sabe o que fazem os Escoteiros?
"O Movimento Escoteiro é um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem fins lucrativos, que ajuda os jovens e crianças a desenvolverem seu potencial",
Somos pessoas normais (ou não), e ninguém fica entediado enquanto aprende a ser responsável, pois o nosso método educativo é baseado nos princípios de Baden Powell, que ensinou que devemos aprender através de... Atividades.
Sim, atividades! E quanto você paga por isso? Espere! Nós não dissemos ainda que tipos de atividades!
Aqui tudo se aprende através de jogos (cansativos ou intelectuais, sujos ou limpinhos, aterrorizantes ou medonhos, engraçados ou extremamente sem nexo, você escolhe sua opção e eles vêm quentinhos!), brincadeiras (sim, aquelas velhas brincadeiras de roda, às vezes com letras em espanhol que ninguém entende mas todo mundo gosta, ou mesmo com gestos um tanto quanto estranhos mas tudo é válido)
Ao entrar no movimento você aprende desde técnicas de sobrevivência na selva até como se equilibrar corretamente em cima de uma lona ensaboada, passando por conhecimentos de primeiros socorros, comunicação, como lidar com deficientes, como dar um nó que mais se pareça com o que você aprendeu, como amarrar canecas em um bambu, como pegar um tomate que se pareça com maçã em um campo escuro no meio de um jogo, como dizer "estou com sono" e "tenho frio" em código morse e assim por diante.
Mas a cima de tudo,temos respeito e consciência!respeitamos a natureza...os animais e... também as pessoas! ¬¬
Possuímos algumas leis,assim como a igreja ,a escola ,etc!
são elas:

1. A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança.
2. O Escoteiro é leal ao Rei, a sua pátria, aos seus escotistas, aos seus pais, aos seus empregadores, e as seus subordinados.
3. O dever para o Escoteiro e ser útil e ajudar o próximo.
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando, que país classe ou credo, que o outro possa pertencer.
5. O Escoteiro é cortês.
6. O Escoteiro é amigo dos animais.
7. O Escoteiro obedece às ordens dos seus pais, do seu monitor ou do seu chefe escoteiro.
8. O Escoteiro sorri e assobia sobre todas dificuldades.
9. O Escoteiro é econômico.
10. O Escoteiro é limpo no pensamento,na palavra e na ação.

O moveimento escoteiro é divido em algumas etapas,de acordo com a idade;

LOBINHO:7 a 10 anos de idade
ESCOTEIROS:11 a 14 anos de idade
SÊNIOR E GUIA: 15 a 18 anos de idade
PIONEIROS:19 a 21 anos de idade

Aos 21 anos,a maiorida dos jovens,já começam a traçar seu caminho,com faculdade e trabalho,aí dificulta um pouco continuar indo as atividades,mas aqueles que realmente gostam,sempre dão um jeitinho e acabam se tornando chefes!

;)

GALERA,SER ESCOTEIRO É ISSO E MUITOOO MAIS!


UMA VEZ ESCOTEIRO! SEMPRE ESCOTEIRO!
UM POR TODOS E TODOS POR UM!
O ESCOTEIRO ESTÁ SEMPRE A-L-E-R-T-A!


s.a.p.s (sempre alerta para servir)